Introdução ao IPv6

Curso Introdução ao IPv6 (e-learning)
Bem  galera  como  ficamos sabendo o CGI.br, em sua 4ª Reunião  Ordinária de 2012 , aprovou a  Resolução RES 2012/007/P, onde recomenda que todas as redes nacionais conectadas à Internet  considerem, com a urgência necessária, a implantação do IPv6, até Janeiro 2013.

 

Por que o IPv6 é necessário?
Podemos resumir dizendo que o IPv6 é necessário porque os endereços livres (IP’s) no IPv4 estão se acabando. A IANA redistribui os números para entidades regionais, que por sua vez, fazem o mesmo para entidades nacionais, ou os designam diretamente para usuários finais. No Brasil o NIC.br designa blocos de endereços IP para os usuários finais ou provedores Internet. Entenda-se então que quando os endereços acabarem no IANA, ainda haverá endereços no LACNIC e no NIC.br.

Sem novos números IP fica muito complicado conectar novos usuários à Internet. Seu crescimento, então ficaria muito prejudicado.
No IPv6 a quantidade de endereços disponível é muito maior que no IPv4. Esses endereços deixarão, então, de ser um recurso crítico, pois estarão disponíveis de forma abundante. Isso permitirá a continuidade do crescimento da Internet.

Como isso já está rolando ai, resolvi postar aqui um link bacana para um Curso de Introdução ao IPv6 (Curso e-learning Free), para que possam entender melhor essa tecnologia e sua importância para todos.

Curso
Introdução
O Protocolo IP
Implantação do IPv6
Cabeçalho IPv6
Endereçamento do IPv6
Serviços Básicos do IPv6
Segurança
Roteamento e Gerenciamento
Coexistência e Transição

Mais informações, acessem o link para o curso

http://www.ceptro.br/CEPTRO/ElearningIPv6

Aqui podem baixar os arquivos e assistirem Off-line

http://ipv6.br/download/curso_ipv6_br.zip

Conclusão

Se você achava que a migração para o IPv6 não seria percebida por você, espero ter dado subsídios suficiêntes para você se preparar. Agora, se você já está ou estava antenado com os impactos que a migração para o IPv6, está gerando ou poderá gerar sobre você ou sua empresa, compartilhe as suas informações conosco. Entre em contato com o BotecoUnix e ajude outros usuários na preparação para entrar na rede IPv6 de forma adequada, de maneira programada e sem riscos.

Saiba mais clicando aqui

Fontes: ipv6.br, Ceptro

One thought on “Introdução ao IPv6

  1. Legal a divulgação do protocolo.
    Para os mais interessados á uma certificação da HE(Hurricane Eletric) gratuita, em:
    http://ipv6.he.net/certification/

    Vc passa por alguns caminhos que já existem em IPv4 fazendo-os em IPv6.
    No final vc ganha a certificação, mas o mais legal, é a camisa!

    []s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>